Essa é a história da Felismina

Felismina Luís Meque_29
Felismina Meque a camponesa itinerante.

FELISMINA (Seu nome completo, Felismina Luís Meque), é uma senhora, mãe de 4 (quatro) filhos; Francisca, Rosário, Luís e a Carlota, são os seus filhos.
Nasceu no dia 04 de Dezembro de 1971 na província de Sofala, Beira (Contrariamente ao que se publicou no artigo “Autobiografia de Rosário” acerca da procedência da Felismina, passamos a citar como sendo verificável o que se escreve agora.). Ela é filha de Luís Meque e de Catarina António Chunga.
Importa referir que a Felismina, quanto a nível Escolar freqüentou até a 5ª classe, e em 1986, começou a viver maritalmente em união de facto com Gimo, seu marido.

Felismina, devotou e ainda devota a maior parte da sua vida na agricultura, isto é, ela é uma camponesa itinerante e diligente, quanto a seu trabalho nas machambas.

Ha tempo possuía uma grande porção de terra na zona conhecida como Cachiquinha – Beira, cujo nome duma certa parte do terreno era “Madhembe” (Madhembe é uma frase da Língua Sena que designa-se a lugares desabitados, Nota). Eram aproximadamente 9 campos de machamba que utilizavam-se, a fim da produção de arroz.

Felismina na sua casa em 2015.
Felismina na sua casa em 2015.

Nasci vendo-lhes vivendo no tal espaço chamado de “Madhembe”, que outrora era um lugar belo de aparência e possuía muitas árvores. Mas em 2012, vimos o lugar onde a Felismina cresceu e viveu a mais de 3 décadas, dedicando a sua vida inteira no trabalho de lavoura e plantação a ser comprado por empresários, a fim de construirem empresas.

Pouco ha, a se registar acerca da Senhora e Mãe – Felismina.

Arroz produzido pela Felismina
Mes de colheita; mao de Rosario pegando arroz.
Rosário na machamba
Rosario pela sua ultima vez na machamba de bom agrado- 2012.

Imagens de Destaque do Artigo:

Primeira imagem: Rosário na Machamba no início do ano de 2012; A Segunda: O arroz produzido pela Felismina no meio do mesmo ano, entre Maio e Junho.

Ler em outro idioma:
Inglês

3 comentários

Deixe um comentário