Significado de «Munhava»

Etimologia de nome do bairro

O nome do bairro «Munhava» etimologicamente advém da língua Lomwe segundo alguns enquanto outros defendem advém do Chuabo.
De lomwe diz-se: Nkitchavava Nkinyavava que significa Comi aqui e defequei aqui. E em Chuabo diz-se: Kanyavalaque em língua Sena quer dizer Kunya apa ou em Português Defeca aqui.

Isso não é de surpreender, pois um dos pioneiros em narrar a história da munhava é o famoso cantor Thazi em sua música intitulada «Munhava» descreveu o munhava dos anos 90 onde descreve como não havendo higiene por parte do povo e faltava a boa civilização o que pode se notar ainda em uma escala reduzida.
Thazi manifestava interesse por um munhava mais civilizado e desenvolvido insinuando que munhava era um dos bairros mais humilhado entre todos Bairros da Cidade.

Portanto, o bairro hoje é uma figura incontornável de decisão política na cidade da Beira e um exemplo de tomada de decisão. Compreende o segundo maior Hospital da Beira em termo de infra-estrutura e 5 mercados do este a oeste incluindo o centro que tem os dois maiores mercados mais destacados do bairro. Compreende bancos e seus respectivos ATMs das seguintes Agenciais Millenium Bim, Mozabanco e BCI. Ainda o bairro compreende duas Escolas Secundárias, uma Privada; Escola Secundária são José da Munhava e outra estatal; Escola Secundária de Muchatazinan e 5 Escolas primaria.

 

Estudo do Bairro da Munhava – Primeira edição, PDF

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s