Munhava

MUNHAVA ou Bairro da Munhava é o bairro mais populoso da cidade da Beira, que ocupa a zona central da cidade e é o maior círculo eleitoral da cidade. A Maraza faz parte do bairro da Munhava que em termo de urbanização , está numa situação desoladora…

As estradas estão em péssimas condições. As casas estão desorganizadas como as favelas. Também o bairro da Munhava é considerado como o mais violento da cidade, nas eleições Municipais de 2013 que culminaram com a vitória do Partido Movimento Democrático de Moçambique (MDM), havia-se transformado no campo de batalha. *

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

O Bairro da Munhava localiza-se em Moçambique, província de Sofala e cidade da Beira. Faz fronteira de Norte com Vaz, a Sul com a Baixa da cidade, a Este com o bairro de Chota e a Oeste com o mar onde se localiza o Porto da Cidade da Beira, um dos grandes porto do país. O Porto da Beira é um dos principais meio de crescimento na economia da cidade.

Bairro da Munhava, vista na perspectiva da rua Kruss Gomes, ao lado da FIPAG na famosa zona da Munhava-matope

Munhava alcançou a sua maior popularidade devido a estar no centro da cidade. E politicamente como o bairro mais activo da cidade e que sempre nos anos das eleições tem registado maior índice de violência, a maior violência a que se tem registo é a de 2013. Pode a descarregar Aqui na Revista Horizonte.
As grandes zonas que constitui Munhava são: Matchipissa, Crematório, zona B, Abu, zona Micoco, Munhava matope (área mais perigosa de toda perferiá da Munhava, em a saltos a mão armada à Camiões que vão destino ao Porto), zona dos CFM, Mananga, Maraza e outros. O que faz da Munhava o bairro mais grande e populoso da cidade da Beira.

LÍNGUAS DOMINANTES

Sena (ou Chisena) e Ndau são as língua predominantes, embora actualmente haja variedade lingüísticas em toda perferiá daquela urbe.

Mito ou verdade :

Diz-se que a etimologia do nome Munhava deriva da língua Lomwe e outros afirmam Chuabo; Kanyavala (Chuabo), que numa das língua da urbe (Sena) quer dizer Kunha apa, em Português quer dizer “defeca aqui”. Alguns afirmam que esse nome (Munhava) deu-se por falta de higiene da maioria dos que la moravam. E ha outros que afirmam que a etimologia do nome é da língua Lomwe: Nkitchavava Nkinyavava (Comi aqui defequei aqui, significado). Mas de tudo isso não existe nenhuma fonte em Moçambique que confirma a veracidade disso, simplesmente são rumores dos que viveram ha muito, muito tempo.

 NB: Contribui com Referência na Wikipedia acerca da Munhava e desenvolvi assuntos sem fontes aqui.

Contribuidores da Wikipédia. Munhava [Internet]. Wikipédia, a enciclopédia livre; 2015 fev. 24, 23h43min UTC [cited 2015 fev. 25]. Available from: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Munhava.
Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s